CURVATURAS ANATOMICAS DA COLUNA
Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose são curvaturas normais da coluna.
A coluna funciona como uma “mola biodinâmica” onde quando todas as estruturas estão equilibradas o peso do nosso corpo e membros, são harmonicamente distribuídos, evitando assim sobrecarregar um lado mais do que o outro.
Desvios Posturais
Os desvios posturais da coluna vertebral podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pé.
Por isso é tão importante evitar posturas erradas por tempo prolongado, que podem ocasionar enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.
Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas.
O QUE É ESCOLIOSE?
Sinônimos: Curvatura espinhal
A escoliose é um encurvamento da coluna vertebral. A coluna vertebral se encurva no meio ou nos lados.
Causas
Existem três grandes causas para a escoliose:
A escoliose congênita (de nascença) decorre de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto ou do recémnascido
A escoliose neuromuscular é causada por problemas como fraqueza muscular ou do controle precário dos músculos, ou paralisia decorrente de doenças como paralisia cerebral, distrofia muscular, espinha bífida e pólio.
A escoliose idiopática não possui causa conhecida. A escoliose idiopática em adolescentes é o tipo mais comum.
Algumas pessoas são mais suscetíveis ao encurvamento da coluna. A maioria dos casos ocorre em meninas. O encurvamento geralmente se agrava durante os surtos de crescimento. A escoliose em crianças é menos comum e geralmente atinge igualmente tanto meninas quanto meninos.
Exames
O médico realizará um exame físico, inclusive um teste de curvatura para frente,