curva lorenz
Nome: Luca Locatelli de Medeiros RA00126074
Turma: Eco-MA3
Curvas de Lorenz
Matéria: Estatística
Professor: José Carlos
São Paulo, 2 de Dezembro de 2013
Atualmente, verificamos uma evidente desigualdade na distribuição e repartição de rendimentos na economia.
O tema leva a uma investigação das causas da desigualdade, e leva também a uma busca pelas formas adequadas para medir o grau de igualdade/desigualdade ao nível da distribuição e repartição do rendimento de uma determinada economia pelos indivíduos que a compõem.
Ao nível da segunda vertente referida, merece grande destaque a contribuição do economista estadunidense Max O. Lorenz, que desenvolveu a chamada Curva de Lorenz em 1905, para representar a distribuição da renda.
A Curva de Lorenz é um gráfico utilizado para representar a distribuição relativa de uma variável em um domínio determinado. O domínio pode ser o conjunto de pessoas de uma região ou país, por exemplo. A variável cuja distribuição se estuda pode ser a renda das pessoas. A curva é traçada considerando-se a percentagem acumulada de pessoas no eixo das abscissas e a percentagem acumulada de renda no eixo das ordenadas.`
• A curva de Lorenz é representada por uma função L(P), que corresponde à fração recebida pela p-ésima fração inferior da população, quando a população está ordenada por renda de forma crescente.
• A inclinação da curva é sempre positiva e é convexa, e L(0) = 0 e L(1)=1
• A linha L(p)=p é a linha de perfeita igualdade, e corresponde à linha OB, no gráfico abaixo, e a uma situação na qual todos receberiam o mesmo montante.
• A linha de extrema desigualdade corresponde aos segmentos AO e AB, e a uma situação na qual todos recebem zero com exceção do mais rico, que recebe o total da renda.
• A curva de Lorenz sempre se encontra entre a linha de perfeita igualdade e a de extrema desigualdade.
• Quando mais próxima ela estiver da linha de