Curva Gaussiana
A Curva de Gauss é um gráfico em forma de sino que nos mostra proporcionalidades.
Seu nome foi dado em homenagem ao seu criador, Karl Friedrich Gauss.
A curva possui dois parâmetros característicos que a individualizam. Um é a média
(centro da curva) e o outro é o desvio padrão que mede a dispersão dos valores em torno da média.
A média é a responsável pela posição da curva em relação ao eixo dos Y e o desvio padrão pela altura da curva. Quanto maior o desvio padrão, mais baixa é a curva.
A equação desta curva foi estudada pelo matemático Karl Friedrich Gauss, Pierre Simon de Laplace e Abraham de Moivre.
A distribuição Normal ou Curva de Gauss é amplamente utilizada em estatística por descrever o comportamento de várias variáveis, define a probabilidade de ocorrência de certos eventos. Esta distribuição de probabilidades é definida pela função ou gráfico abaixo:
Esta curva é definida por dois parâmetros: sua média (µ) e sua variância (σ²). Dessa forma, são possíveis infinitas curvas normais, ora variando a média, ora a sua variância. Suas principais características são:
•
A variável x pode assumir qualquer valor real (-∞ a +∞)
•
Os valores de y são assintóticos em relação ao eixo das abscissas, isto é, nunca tocam o eixo de x.
•
A curva é simétrica é unimodal, apresentando um ponto de inflexão à esquerda (x = µ - 1σ) e outro à direita (x = µ + 1σ).
Alguns dos principais métodos empregados na análise estatística (teste t de Student, análise de variância, análise de regressão, etc.) exigem que os dados tenham distribuição normal.
Como se trata de distribuição de probabilidade contínua, a área que fica entre a curva e o eixo das abscissas representa a probabilidade. A probabilidade de ocorrer um evento entre os pontos a e b é calculada pela integral definida da função entre os pontos a e b.
A aplicação deste conceito no mercado de operadoras de plano de saúde, se resume em critérios para pagamento dos prestadores. Observando pelo gráfico acima,