Curva de tempo de morte
INTRODUÇÃO
Os fungos são seres vivos eucarióticos, com um só núcleo, como as leveduras, ou multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou bolores(FUNGOS, 2008).
Candida albicans é a espécie de levedura mais comumente isolada de amostras biológicas. Também é normalmente isolado de pele e mucosas humanas, cerca de 25 a 30% dos indivíduos são portadores de C. albicans na cavidade oral, podendo ser encontrada tambem no intestino e trato genital (KONEMAN et al., 2001).
Uma prova importante na avaliação da atividade bactericida de uma droga sobre o microrganismo é a curva do tempo de morte, pois fornece uma quadro dinâmico da ação bactericida em relação ao tempo de exposição do microrganismo à droga (LORIAN et al., 1996).
A curva do tempo de morteapresenta vantagens importante como a possibilidade da avaliação de combinações de antibióticos, O procedimento é bastante simples, entretanto a técnica é bastante trabalhosa . O fato de se transferir o crescimento em caldo para o ágar permite uma avaliação da concentração inibitória mínima e o tempo necessário para que se produza este efeito(LORIAN et al., 1996).
OBJETIVO
Avaliar a cinética da atividade antimicrobiana do extrato sobre o tempo de ação do mesmo sobre a C. albicans.
MATERIAIS E MÉTODOS
Microrganismo:
C. albicans com 48 horas de crescimento em RPMI-1640.
Preparação do Inóculo:
Preparou-se o inóculo contendo aproximadamente 106 UFC/ mL correspondente à turvação do tubo 0,5 da escala de McFarland. A partir desta suspensão realizou-se uma diluição 1:10 em RPMI-1640 obtendo-se uma suspensão com aproximadamente de 105 UFC/mL.
Preparo do extrato:
Preparou a solução estoque do extrato na concentração de 10.000 μg/mL. A partir desta solução estoque realizou-se uma diluição 1:10 em RPMI-1640.
Procedimento:
Preparou-se 7 séries de tubos correspondentes aos tempos 0, 3, 6, 9, 12, 24 e 48 horas, cada série contendo tubos com 950 L de caldo RPMI-1640.