Curva de Possibilidades de Produção
A capacidade instalada representa o potencial de produção ou volume máximo de produção que uma determinada empresa, unidade, departamento, ou secção, consegue atingir durante certo período de tempo, tendo em conta todos os recursos que tem disponíveis, sejam eles equipamentos produtivos, instalações, recursos humanos, tecnologias, experiência / know-how, etc. É importante referir que o fato de se estar próximo da capacidade instalada não significa necessariamente que todos os recursos estejam próximo do seu limite máximo de capacidade. Na realidade poderá haver equipamentos, por exemplo, a ser utilizados quase a 100% e outros equipamentos, na mesma ou noutras fases do processo produtivo, que estejam a ser utilizados muito abaixo da sua capacidade. Constitui objetivo da gestão tentar evitar situações deste tipo recorrendo, ao outsourcing em áreas onde exista sobre-utilização de recursos ou ao aluguer/cedência a terceiros em áreas onde exista sub-utilização (NUNES, 2008).
O conceito de capacidade instalada também é utilizado frequentemente na economia para caracterizar todo um setor de atividade ou mesmo toda uma região. Quando o volume de produção está abaixo da capacidade instalada, diz-se que existe desemprego de fatores. Quanto o volume de produção se aproxima da capacidade instalada, diz-se que existe pleno emprego (NUNES, 2008).
É um índice que mede o nível de atividade da indústria mostrando a porcentagem do parque industrial que está trabalhando. Ele é calculado mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria e também pela Fundação Getulio Vargas, por meio de questionários enviados às empresas, que respondem se estão produzindo a todo vapor ou se parte das máquinas está parada. A UCI é apresentada em forma de porcentagem (WOLFFENBÜTTEL, 2005).
2. Conceitue o que se entende por uso no limite da