CURVA_DE_PHILLIPS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ANTONIO FLÁVIO MENEZES ARAGÃO
CURVA DE PHILLIPS: RELAÇÃO ENTRE TAXA DE DESEMPREGO E TAXA DE INFLAÇÃO
Sobral–CE
Dezembro de 2012
ANTONIO FLÁVIO MENEZES ARAGÃO
A CURVA DE PHILLIPS: RELAÇÃO ENTRE TAXA DE DESEMPREGO E TAXA DE INFLAÇÃO
Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação da disciplina de Teoria Econômica II, do Curso de Administração, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, sob orientação do Profº Mestre Hélio Reis.
Sobral – CE
Dezembro de 2012
A CURVA DE PHILLIPS: RELAÇÃO ENTRE TAXA DE DESEMPREGO E TAXA DE INFLAÇÃO
Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação da disciplina de Teoria Econômica II, do Curso de Administração, da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
Antonio Flávio Menezes Aragão
Aprovado Em: __/__/__
Professor Mestre Hélio Reis
RESUMO
Esse trabalho surgiu da necessidade de se verificar a relação entre duas variáveis macroeconômicas Taxa de Inflação e Desemprego utilizando como método de analise a Curva de Phillips e demonstrando como exemplo real o aumento significativo da taxa de inflação da cidade de Sobral acarretado pela diminuição do nível de desemprego e aumento da renda da população, visualizando através de ilustração gráfica o deslocamento do ponto de equilíbrio na relação demanda e preço.
Palavras - chave: Desemprego, Inflação, Curva de Phillips
INTRODUÇÃO
Ao estudarmos economia nos termos teórico do modelo keynesiano simples identificamos que existe na economia uma relação inversa entre o nível de emprego e a taxa de inflação. Vamos citar uma economia hipotética com governo e fechada onde a produção efetiva se encontra abaixo do produto potencial (capacidade máxima de produção com os recursos disponíveis da economia), nesse cenário haverá um contingente de mão de obra desempregada, pois abaixo do produto