curva de nivel
Engenharia Civil - Topografia
Prof. José Nonato Saraiva Filho
Curva de nível
As curvas de nível podem ser obtidas basicamente por 2 processos:
1. Seções transversais.
Definição de uma linha base na área onde se quer criar as curvas de nível, e o seu estaquemanto. A partir desta linha base, são feitas as seções transversais. As seções transversais são cortes feitos nas estacas inteiras e pontos relevantes da linha base. As seções transversais são linhas perpendiculares à linha base.
Linha Base
Seção transversal Figura 1: representação de uma área com a indicação da linha base e seções transversais.
O nivelamento da linha base e das seções transversais, normalmente é feito através
de
nivelamento
geométrico,
trigonométrico
ou
estadimétrico. O nivelamento à régua também pode ser usado, mas é desaconselhável, uma vez que existem métodos mais precisos.
2. Malha triangular.
A partir do desenho dos pontos com as respectivas cotas é criado para cada 3 pontos, um triângulo. Este processo define uma malha triangular que recobrirá todos os pontos do levantamento. A geração das curvas de nível se dará pela interpolação das cotas dos vértices dos triângulos. Em cada aresta será definido o ponto onde está localizada a cota inteira. A ligação dos pontos de cota inteira calculados anteriormente, permitirá a geração das curvas de nível.
1
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Engenharia Civil - Topografia
Prof. José Nonato Saraiva Filho
Fig 2: Pontos cotados.
Figura 3: malha triangular gerada a partir dos pontos cotados.
O cálculo das distâncias, a partir dos vértices da malha triangular, onde estão localizadas as cotas inteiras que permitirão a geração das curvas de nível, é feito da seguinte forma:
•
Identificar em cada aresta a distância e a diferença de nível entre os vértices. Através de uma regra de 3, calcular a distância para a
2