Curva de engenharia
O ensaio de tração consiste em submeter um determinado material, neste caso um vergalhão de aço, a uma força de tensão de forma a alonga-lo. O material é alongado até o seu ponto de ruptura. Esse ensaio tem como principal objetivo saber quais são as cargas máximas que o material suporta, bem como saber seu comportamento com uma determinada carga aplicada. No término do ensaio, obtém-se um gráfico de tensão-deformação, onde é possível analisar o comportamento do material ao longo do ensaio.
Em termos gerais, o ensaio de tração se constitui como um excelente método para análise das propriedades mecânicas dos materiais a serem submetidos ao ensaio. Na nossa área de atuação, saber a resistência mecânica de qualquer material é fundamental para o sucesso de qualquer projeto.
Metodologia
Materiais
Utilizou-se um Vergalhão de Aço modelo CA-50 que possui resistência de 500mpa , dimensões de 10mm ø e 20 cm de comprimento, em sua composição Ferro (Fe) 98,77% , Carbono (C) 0,26% , Manganês (Mn) 0,91% , Fósforo (P) 0,03% e Enxofre (S) 0,026%.
Para dimensionar sua resistência foi utilizado uma Máquina de Ensaio de Tração similar a da figura abaixo:
Métodos
O ensaio de tração é feito em corpos de prova com características especificadas de acordo com as normas técnicas. Suas dimensões devem ser adequadas à capacidade da maquina de ensaio, normalmente utilizam-se corpos de provas de seção circular ou retangular.
Para o estudo do comportamento mecânico o vergalhão foi fixado na máquina por suas extremidades , numa posição que permite o equipamento aplicar-lhe uma força axial para fora , de modo a aumentar seu comprimento. A máquina de tração é hidráulica movida pela pressão de óleo e está ligada a um dinamômetro que mede a força aplicada ao corpo de prova, possui um registrador gráfico que vai traçando o diagrama de força e deformação no computador a medida em que o ensaio é realizado, com isso foi obtido o alongamento e o módulo de Young do