curva característica do TBJ
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
CURVAS CARACTERÍSTICAS DO TRANSISTOR TBJ
Nome: Ronnyel Carlos Cunha Silva
Turma: 01
Teresina
Agosto de 2013 capitulo 4 – CURVAS CARACTERÍSTICAS DO TRANSISTOR TBJ
1.1 Objetivos
Levantar e traçar as curvas características de um transistor de TBJ na configuração emissor-comum mediante simulação e experimentação.
1.2 Lista de material
Os instrumentos e os equipamentos utilizados nesta prática foram:
Um multímetro;
Resistores de 10kΩ e 100Ω;
Transistor NPN;
Dois amperímetros;
Duas fontes de tensão CC;
1.3 Introdução teórica
O transistor bipolar de junção (TBJ) é composto por duas junções np, sendo que cada uma pode ser analisada isoladamente como um diodo comum. O TBJ possui três terminais, o terminal emissor(E), base(B) e coletor(C). Existem dois tipos de TBJ, o npn e o pnp, tais transistores estão ilustrados na figura 4.1.
npn
pnp
Figura 4.1- Transistores npn e pnp
O TBJ possui três modos de operação possíveis, que são eles:
Modo ativo direto
Modo ativo reverso
Corte
Saturação
A analise para cada modo de operação é semelhante para transistores npn e pnp, estão faremos a analise para o transistor npn.
Modo ativo direto
Dizemos que um transistor (npn) está operando no modo ativo direto quando a junção base emissor (JBE) está polarizada diretamente, isto é, o terminal emissor está em um potencial mais baixo que o da base e a junção base coletor (JBC) está polarizada reversamente, isto é, o terminal coletor está em um potencial maior que o terminal da base. Este modo de operação é geralmente usado em aplicações de amplificadores de sinais.
Modo ativo reverso
Dizemos ainda que um transistor (npn) está operando no modo ativo reverso quando a junção base emissor (JBE) está polarizada reversamente, isto é, o terminal emissor está em um potencial maior que o da base e a junção base