Curva ABC
Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Logística da Escola Técnica de Praia Grande, como requisito parcial para obtenção de média semestral da disciplina de Administração de materiais orientado pelo Prof.° José Romanucci.
Praia grande/SP
2013
Sumário
1
1 – INTRODUÇÃO
A curva de experiência ABC, também conhecida como Análise de Pareto, ou Regra 80/20, é um estudo que foi desenvolvido por Joseph Moses Juran, um importante consultor da área da qualidade que identificou que 80% dos problemas são geralmente causados por 20% dos fatores. O nome “Pareto” vem de uma homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto, que em seu estudo observou que 80% da riqueza da Itália estava na mão de 20% da população. E boa parte do entendimento da Curva ABC se deve à análise desenvolvida por Pareto.
Este trabalho vai falar um pouco sobre essa análise nas diversas atividades da Administração de uma organização.
2 – PRINCÍPIO DA CURVA ABC
A Análise (curva) ABC foi desenvolvida por Vilfredo Pareto, sociólogo e matemático italiano, (1848 - 1923) para comparar duas curvas homogêneas e as conclusões que disso se obtêm. Realizou importantes contribuições ao estudo da economia (e da sociologia).
Especialmente no campo da distribuição da riqueza e a análise das eleições individuais, Pareto observou que 80% do território italiano pertencia a 20% da sua população. Mais tarde ele notou que essa regra podia ser utilizada para todos os aspectos da vida moderna.
Em economia, dá-se o nome de Princípio Pareto, ou Lei 80/20, a um fenômeno que afeta a distribuição do relacionamento entre produtos e fatores num sistema qualquer.
Vilfredo Pareto foi um dos primeiros a notar que 80% das riquezas do mundo estava concentrado nas mãos de apenas uma elite de 20% ou menos da população. Daí o nome "Lei 80/20"
3 – UTILIZAÇÃO DA CURVA ABC NA