CURSO
RESUMO - UNIDADE I
PROFESSOR: ELIALDO
LUIS HELANO FERREIRA CABRAL
AGOSTO/2013
1 CONCEITO DE CONTABILIDADE
“A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativas à administração econômica” (Congresso Brasileiro de Contabilidade, RJ, 1924).
A contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos quanto monetários (NBC – T-1, aprovada pela Resolução CFC nº 785, de julho de 1995).
Para entendermos os conceitos aqui mencionados, vamos dividi-los em três funções distintas exercidas pela contabilidade: orientação: compreende a elaboração de relatórios contábeis (Balanço Patrimonial e Demonstração do resultado do Exercício, por exemplo), por meio dos quais é comunicada a situação econômica e financeira da entidade. Podemos dizer que aí temos a essência da contabilidade, pois seu objetivo é o fornecimento de informações úteis; controle: constitui-se de processos pelos quais a administração é informada de que a entidade está agindo de acordo com os planos e as políticas anteriormente estabelecidos; registro: para que possa existir controle e a orientação, é necessário que os fatos econômicos e financeiros que ocorrem numa entidade sejam registrados. Compreende o registro, a análise e a classificação dos fatos, bem como a escrituração e o arquivo dos documentos gerados pelos fatos.
2 OBJETO DA CONTABILIDADE
Para identificarmos o objeto da contabilidade, é necessário responder a uma questão: controlar e registrar o quê? A resposta é: o patrimônio das entidades, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos.
O patrimônio