Curso Rio Grande
1 – JUSTIFICATIVA
Educação e saúde são aspectos essenciais para a qualidade de vida dos trabalhadores. O conceito de vida tem como conotação uma referência integral ao conjunto de necessidades humanas, objetivas, tais como, trabalho, saúde, educação, etc., necessidades e direitos cuja satisfação é condição nos moldes em que se propões para este curso, constitui-se numa importante contribuição na busca da satisfação dessas necessidades e exercício desses direitos. A participação efetiva dos indivíduos ou grupos nos fatos que afetam a vida cotidiana é condição necessária para a garantia da cidadania.
A participação “efetiva” supõe que os indivíduos ou grupos possuam habilidades tais como, capacidade de pensar reflexiva e analiticamente sobre os fatos da realidade circundante e agir sobre ela, numa atitude de transformação construtiva.
Como processo metodológico, este curso representa um momento de síntese, uma oportunidade de intercâmbio para aprofundar conhecimento, com base na prática, tirando conclusões generalizadoras, renovando e acrescentando conhecimentos, informações e desenvolvendo habilidades dos participantes, num movimento que vai dos fatos às ideias e das ideias à ação.
O curso permitirá combinar aspectos informativos com aspectos reflexivo-críticos, enfocando o levantamento diagnóstico da realidade ambiental, especialmente aqueles aspectos que se relacionam aos riscos nos ambientes de trabalho.
2 – OBJETIVOS
O curso tem por objetivos:
1- Fornecer informações atualizadas sobre saúde do trabalhador, possibilitando a troca de experiência entre os sindicalistas da orla portuária;
2- Possibilitar aos participantes o desenvolvimento de suas habilidades essenciais à análise do meio e ao planejamento de ações que venham garantir maior controle do ambiente do trabalho portuário;
3 – PARTICIPANTES
Este curso destina-se a dirigentes sindicais representantes dos trabalhadores relacionados à área portuária