Curso PHP
Curso: PHP Orientado a Objetos
Professor: Gustavo C. dos Reis
Exercícios – Aula 1
1. Tags são estruturas de linguagem de marcação contendo instruções, tendo uma marca de início e outra de fim para que o navegador possa renderizar uma página. Exemplo:
Título da Página
Conteúdo
Utilizamos aqui as tags: html, head, title, body e p. Em HTML, toda tag (existem algumas exceções) apresenta a mesma sintaxe; indicando seu início e fim. Denominaremos como “elemento” uma tag completa, ou seja, sua marcação de início, conteúdo (se houver) e de marcação de fim (Ex.: Conteúdo).
O elemento também pode conter atributos, que são marcados na tag de início; por exemplo: em Texto, temos a tag “p” com o atributo “class” e o valor “exemplo” para o mesmo.
Finalizando, a sintaxe de um elemento é: conteúdo. Dentro de cada elemento pode existir texto ou outros elementos, formando assim uma infinidade de possibilidades de construção de HTML.
Sabendo disso, construa uma classe para que não seja mais preciso escrever HTML, criando objetos capazes de realizar esta tarefa. Para teste, será utilizado o seguinte código PHP (devem ser implementados os mesmos nomes de método):
A saída deve ser igual a:
PHP Orientado a objetos Aula 1
Aula 2
Aula 3
Aula 4
Obs.: Para saber se uma determinada variável representa um objeto, utilize a função do PHP is_object($var). A função retorna verdadeiro se o parâmetro ($var) for um objeto, e falso caso não seja.
2. Construa uma classe descendente de Elemento, denominada Imagem; recebendo de parâmetro na construção do objeto, o endereço da imagem a ser carregada.
Exemplo: Se a imagem está no endereço http://www.php.net/images/logo.php, a seguinte tag HTML deverá ser apresentada: O método para escrever a tag deve ser o mesmo de Elemento (método mostra()).
3. Construa uma classe abstrata denominada Interface e defina dois métodos