Curso on-line: Administração Estratégica (Catho)
Este curso utiliza vários exemplos práticos de como deve ser aplicado os conceitos de Administração estratégica em todas as suas fases. Com esta metodologia torna-se mais fácil o aprendizado, uma vez que utilizam-se de situações reais para demonstrar o que deve-se ou não fazer para administrar de forma eficaz um determinado empreendimento.
Dentre o conteúdo do curso pode-se citar de forma resumida:
Administração estratégica é o processo contínuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamnete integrado a seu ambiente.
O processo de Administração Estratégica é dividido em seis fases: desenvolvimento da intenção estratégica, análise estratégica, desenvolvimento de cenários, estabelecimento de estratégias, implementação estratégica e avaliação e controle estratégico.
Existem várias técnicas de análise de fatores, uma das mais conhecidas é denominada SWOT, esse nome derivade quatro palavras em inglês que representam os fatores de análise do modelo; Strengths = Forças; Weaknesses = Fraquezas; Opportunities = Oportunidades; Threats = Ameaças.
A técnica de análise Matriz BCG (Boston Consulting Group), desenvolvida na década de 70, divide o negócio em quatro categorias: estrelas, interrogações, vacas caixeiras e cães. Essa técnica recomenda a manutenção do equilíbrio entre "vacas caixeiras" e "estrelas" para que se possa investir nas "interrogações", e sugere que os "cães" devem ser eliminados ou vendidos.
Modelo de análise de forças competitivas desenvolvido por Michael Porter , professor da Harvard Business School, identifican do cinco forças competitivas mais importantes: ameaça de novos concorrentes, rivalidades entre concorrentes, ameaças de produtos substitutos, poder de barganha dos fornecedores e dos compradores.
Os fatores críticos de sucesso (FCS), são aqueles fatores essenciais para obtenção do sucesso.
Benchimarking, avaliação através de comparação com uma empresa no