curso ead
OS CONCEITOS DE EAD E AUTONOMIA NO AMBIENTE
VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)
RESUMO
Neste artigo apresentamos um estudo que pretende compreender a visão de alunos de um Curso de Graduação a distância sobre o conceito de EAD e a possibilidade de autonomia em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em relação às categorias: mediação pedagógica, autonomia e interatividade.
Realizamos entrevistas semiestruturadas com alunos de uma turma do curso de Pedagogia de uma instituição privada de ensino superior, cujos resultados apontaram que os alunos veem as atividades propostas a eles no ambiente virtual como uma possibilidade de maior autonomia para sua aprendizagem, ainda que isso requeira mais atenção e planejamento por parte dos docentes.
Assim, entendemos que as atividades trabalhadas em Educação a Distância são relevantes por atenderem as reais necessidades do alunado, tornando a aprendizagem destes mais equiparada ao que enfrentam no cotidiano.
Palavras-chave: Educação a distância, ambientes virtuais de aprendizagem, autonomia. INTRODUÇÃO
A educação a distância (EAD) vem sendo mostrada como uma alternativa com condições de atender de forma eficaz à grande demanda por educação inicial e continuada de nosso país, à medida que abre possibilidade para aqueles que não puderam frequentar a escola, além de propiciar permanente atualização dos conhecimentos que são gerados em grande quantidade e em uma velocidade cada vez maior dia a dia.
A EAD é considerada uma modalidade de ensino que agrega um conjunto de recursos tecnológicos que são mobilizados para constituir novas formas de pensar, trabalhar, pesquisar, educar e possibilitar ao aluno
1
Concluinte de Pedagogia – Centro de Educação – UFPE. flaviacruz_80@hotmail.com
Concluinte de Pedagogia – Centro de Educação – UFPE. tatianne4@gmail.com
3
Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino – Centro de Educação –
UFPE.