curso de redacao
Homônimos e
Parônimos,
tipos de texto
Os alunos, quando estão diante de uma prova de vestibular, certamente sentem-se na primeira situação-limite de suas vidas. Sabem que, por um lado, suas famílias, seus amigos e todas as pessoas que os conhecem estarão observando a atuação deles nas provas e que, por outro lado, a aprovação significa, no mínimo, estudar as disciplinas com as quais possuem afinidades.
Dentro desse contexto, a prova de redação oferece alguns desafios a mais. Não é incomum que os candidatos considerem a sua elaboração como um dos momentos mais difíceis de todo o processo de seleção.
EM_V_RED_001
Prosa e poesia
É frequente que, na proposta de redação elaborada por algumas bancas, surja a palavra prosa, que pode ocasionar uma grande dúvida no candidato, sobre como produzir adequadamente o seu texto.
Caso a situação permita, para dirimir essa dúvida de significado, seria ideal a consulta a um dicionário:
Prosa: (ó), s.f. Modo de falar ou escrever, segundo o hábito natural da vida; aquilo que se diz ou escreve sem ser em verso [...]. (Dicionário O Globo.)
Para ficar mais claro o conceito, convém estabelecer dois outros significados: o de verso e, em decorrência dele, o de poesia.
Verso: (é), s.m. Reunião de palavras sujeitas, em número e cadência, a certas regras fixas. Cada uma das linhas que formam uma composição poética; o gênero poético; poesia; versificação [...]. (Dicionário O Globo.)
Poesia: arte de escrever em verso [...] aquilo que desperta o sentimento do belo; inspiração; aquilo que há de comovente em qualquer pessoa ou coisa [...].
(Dicionário O Globo.)
É importante observar que caberia buscar o significado de poema. O mesmo dicionário, utilizado para as definições acima, diz que poema é “obra em verso, composição poética de certa extensão, e geralmente, de assunto épico [...]”.
Há uma pergunta que algum candidato ainda pode estar se fazendo: por que a prova exige uma composição em prosa?
Algumas respostas