Curso de qualificação de gestores do sus
AVANÇOS E DESAFIOS DO SUS/CONCLUSÃO
O principal avanço do SUS foi considerar a saúde com um direito de todos, sem privilégios ou barreiras a quem procurar o serviço. Ter uma visão mais ampla do que é saúde. Já que ter saúde não é simplesmente não estar doente. Com os SUS houve um maior compromisso do Estado, com políticas econômicas e sociais promovendo melhores condições de habitação, trabalhos educativos orientando a importância de uma melhor alimentação, a preocupação com o meio ambiente, melhoria nas escolas. Envolveu a pessoa na íntegra.
Outro avanço foi garantir a magnitude do atendimento, desde vacinação até procedimentos mais complexos como um transplante.
Regionalizar foi fundamental porque ninguém melhor do que o gestor local para saber as necessidades de sua população.
Outro avanço foi permitir a participação da população através dos conselhos. Muitas vezes o gestor sozinho não tem voz ativa, e a população participando, cobrando, sugerindo conseguem muito.
Acredito que um dos maiores desafios do SUS é mostrar a população a importância da cidadania, que eles devem participar em todos os âmbitos, não somente na saúde. Reivindicar seus direitos, não só individuais, mas principalmente coletivos. Outro desafio é a formação dos profissionais que atuam na área, trabalhar muito mais na prevenção, orientação, educação, não só em ações curativas. Outro grande desafio é instituir a descentralização no Brasil como um todo, porque cada região tem seu perfil, suas necessidades, deve se adequar fortalecendo o SUS em áreas mais necessitadas e garantir as regiões que já implantaram, para que mantenham e aperfeiçoem seus padrões de atendimento.
No meu dia a dia eu observo que o SUS, com seu princípio de universalidade é o caminho. Mas percebo que falta a participação dos cidadãos, temos um alto índice de absenteísmo em relação as especialidades, sinto que falta interesse por parte dos pacientes em participar ativamente de seu tratamento.