Curso de Monitores LCD
O monitor de cristal líquido ou LCD vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos e aos poucos vai substituindo os modelos tradicionais de tubo de imagem (CRT) com muitas vantagens. Devido a este fato há necessidade de se conhecer melhor este aparelho, assim como as técnicas de manutenção do mesmo. Pensando assim resolvi elaborar este pequeno curso aqui no site onde ensinarei de forma simples como funcionam e como consertá-los. Por isto peço que me acompanhem por este curso.
Veja na figura abaixo o exemplo de um tipo de monitor LCD de 15 polegadas: Os monitores LCD tem muitas vantagens em relação aos convencionais, tais como: - São mais finos e mais leves. Por isto ocupam menos espaço na mesa; - Não aquecem como os convencionais; - Consomem menos energia elétrica; - Não cansam a vista; - Toda a área útil da tela é ocupada; - Nunca fica com a imagem desfocada. Mas eles apresentam algumas desvantagens em relação ao tradicional, tais como a possibilidade da tela LCD apresentar algum "pixel morto" que é um ponto branco ou preto em alguma região da tela ou ao fato do brilho e contraste ser inferior ao monitor convencional. Porém com as novas técnicas de fabricação das telas LCD já é possível elas competirem com os tubos em termos de brilho e contraste.
TELAS LCD DO TIPO TFT USADAS EM MONITORES E TELEVISORES
A tela LCD é o equivalente ao tubo de imagem dos monitores tradicionais. Ela é formada por várias camadas e abaixo de todas temos o difusor de luz, sendo este uma placa branca de plástico que distribui a luz de duas ou mais lâmpadas fluorescentes de catodo frio (CCFL) de maneira uniforme por trás da tela. Também dentro do módulo do display LCD encontraremos os CIs drivers dos pixels que formarão as imagens em tal display. Na figura abaixo temos a foto de um display retirado de um monitor mostrando em detalhes os terminais de uma das lâmpadas CCFL:
Importante: O display de LCD é um módulo