curso de mergulho com nitrox
NITROX
BÁSICO
Hidrofobia Mergulhos Dive Center www.hf5.com.br (11) 6456 4521 inst. Marcellus Bellezzo #42493
Apostila de Nitrox
Essa apostila tem por finalidade, simplificar o entendimento e utilização do NITROX, não atendo-se a história do desenvolvimento da mistura e demais informações complementares que podem ser adquiridas no livro de NITROX NAUI.
CAPITULO I – O QUE É NITROX
O ar atmosférico é composto basicamente por três gases principais: Oxigênio ≈21%,
Nitrogênio ≈78% e Argônio ≈1%. Uma grande mescla de outros gases, não chegam a atingir 0,01% da composição do ar e não serão tratados nesse trabalho.
Como sabemos, o O2 é o gás vital metabolizado no nas células para produção de energia. O Nitrogênio e o Argônio por sua vez, são gases inertes, não participando do metabolismo celular. Para simplificar o estudo do NItrox, adotaremos a composição do ar como sendo 21% de Oxigênio e 79% de Nitrogênio.
O que é Nitrox?
Uma mistura gasosa composta basicamente de N2 e O2, pode ser considerada
Nitrox, logo o próprio ar atmosférico é um Nitrox. Adotaremos a nomenclatura EANx
(Enriquecido Ar Nitrox), onde x é a porcentagem de Oxigênio na mistura. Desta forma, não teremos EAN21 ou frações menores que 21%, pois nestes casos não teríamos “ar enriquecido”. Ex: Um EAN32 caracteriza-se por conter 32% de O2 na mistura, logo terá apenas
68% de N2.
Quais as vantagens do uso do Nitrox?
Uma vez que o tempo de fundo em um mergulho é determinado em função do gradiente de pressão1 de nitrogênio, relacionado nas tabelas de mergulho pela profundidade (pressão) e tempo de exposição, o uso do EAN reduz a pressão parcial2 do
Nitrogênio na mistura, logo reduz a pressão de nitrogênio em que o mergulhador estará exposto e consequentemente aumentando os limites não-descompressivos de um mergulho. Como podemos notar, não é o aumento do O2 que traz vantagens ao mergulhador, mas sim a redução do Nitrogênio.
Além do aumento dos LND (limite não