curso de guitarra
O QUE É MEDULA ÓSSEA?
A medula óssea é um órgão difuso, porém volumoso e muito ativo. É encontrada no canal medular dos ossos longos e nas cavidades dos ossos esponjosos.
A medula óssea é o nosso tecido hematopoético (período pós-natal), ou seja, é onde ocorre a formação das células sanguíneas que substituirão as que foram perdidas em processos fisiológicos ou patológicos. No período pré-natal, a hematopoese ocorre em órgãos como baço, fígado, timo e linfonodos, a partir de células mesenquimais que migram do saco vitelino.
Distingue-se em:
Medula óssea vermelha : coloração devido aos eritrócitos, hematogênica.
Medula óssea amarela: rica em adipócitos, não participa da hematogênese.
A medula óssea hematogênica é um órgão amplamente distribuído no corpo, volumoso e que possui alta atividade funcional. Com uma produção diária de aproximadamente 6 bilhões de células por dia, essa atividade é ajustada de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
É na medula óssea que ocorre o processo de HEMATOPOESE.
HEMATOPOESE
As células sanguíneas são originadas a partir da célula progenitora denominada célula-tronco hematopoética pluripotente (CTHP), que ao longo de várias diferenciações, origina duas populações de células progenitoras multipotentes, sendo uma mielóide e outra linfoide.
De acordo com o tipo de célula formada, o processo é classificado em:
Eritropoese
Granulocitopoese
Monocitopoese
Linfocitopoese
Megacariocitopoese
Os eritrócitos transportam oxigênio para todas as partes do corpo. Eles também transportam dióxido de carbono (produto de excreção) para os pulmões para ser exalado. Já os leucócitos são componentes essenciais do sistema imune, ajudando a combater infecções. As plaquetas são fragmentos de células sanguíneas essenciais para o processo de coagulação.
É normal a morte das células sanguíneas. Logo, a medula óssea desempenha um papel essencial. Contém as células estaminais que são percursoras dos