Curso de direito 1º semestre
Resposta:
As variações lingüísticas e níveis da linguagem estão condicionados as circunstancias, tanto a língua falada quanto da escrita desde que cumpram sua finalidade, que é a comunicação. A língua escrita obedece às normas gramaticais e será sempre diferente da língua oral.
O nível da fala, em um contexto casual, poderá ser utilizado sem muito rigor, entre amigos e familiares. Partindo deste pressuposto, entendemos que o conceito correto é aquele que mais se adequar a uma determinada situação para refletir o uso da língua nos mais diferentes contextos. Um adolescente, por exemplo, reunindo-se aos amigos, falará de forma própria, ao passo que um professor universitário terá um padrão de fala mais culto, contudo se expressará de forma que todos possam entendê-lo.
Escrever de forma culta é um requisito para qualquer profissional de nível universitário que queria se destacar em sua profissão. O domínio da língua, em seus variados registros e possibilidades de variação é condição imprescindível para o bom desempenho profissional e social. Deste modo, quando tratamos de formalidades, em geral envolvendo situações relacionadas ao meio organizacional (trabalho), este exigirá principalmente patamares mais elevados, o uso de uma linguagem conservadora, embasada em significados concretos, com o fim de facilitar o entendimento universal dos vocábulos.
Sendo assim, um grupo social com nível intelectual mais desenvolvido, comparado com um grupo analfabeto, ou mesmo alfabetizado, no entanto sem uma preocupação com seu “status lingüístico” terá uma grande diferença ao se expressar. O próprio texto retrata que o registro comum tem base em uma cultura média.
2º Exemplifique diversidades lingüísticas regionais:
Resposta:
A língua falada e escrita sofreu alterações ao longo dos séculos, pelos mais variados motivos. Dentre estes, podemos relacionar a imigração regional, com as grandes