CURSO DE CAPELANIA
BENDIZE, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades.
Salmos 103:1-3
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
O homem, imagem e semelhança de Deus foi criado para ser sadio, integro (físico, psico, social e espiritual) isto é, viver em harmonia com Deus, consigo mesmo e com seu próximo. Entretanto, fazendo uso de sua própria liberdade, rebela-se coincidentemente contra a autoridade de Deus, peca e afasta-se de Deus, aliena-se.
Afastado de Deus, sua vida torna-se vazia, incompleta, sem sentido, pois o pecado traz conseqüências desastrosas. Além da alienação de Deus, a perda abundante da sua inteireza surge enfermidades, sofrimento causado pela incapacidade de direcionar-se e por não corresponder ao amor de Deus.
Mas, apesar da QUEDA, Deus não se afasta do homem, prometendo redimi-lo (Gn 3:15) e até hoje continua envolvido e interessado na saúde e integridade humanas. É a manifestação da sua graça (Rm 3:20-23; Ex 15:26) condição básica para a cura, através do conhecimento de Jesus Cristo mediante a fé (Ef 2:8: 4:13).
DEFINIÇÕES DE DOENÇA
1. Doença é qualquer perturbação das funções normais do organismo. Do ponto de vista biológico não é nada mais que a penetração de agentes patogênicos no indivíduo, cuja ação rompe o seu equilíbrio.
Saúde = Equilíbrio do organismo
Doença = Desequilíbrio do organismo
2. Do ponto de vista teológico, doença, enfermidade, representaria a ação de agentes desintegradores que, à luz da Bíblia, poderiam ser chamados de demoníacos, satânico (Mt 9:1; Mc 2:1-12; Mt 12:22-24; Lc 5:17-26; Lc 13:16).
Na natureza, há dois princípios fundamentais:
O Comportamento do Evangelista nos Hospitais
Ao ir a um hospital com o propósito de evangelizar,