CURSO DE ADMINISTRA O BACHARELADO
Porto Alegre
2015
A) Verificar nos livros os tipos de inventários. Características e finalidades
Periódico: Consiste contagem dos itens de estoque a partir de períodos já pré-estabelecidos, que na maioria das vezes é próximo do fechamento e de finais de ano. Caracteriza-se pela contagem do estoque em um curto espaço de tempo (três ou quatro dias) e pela equipe dedicada neste processo. Embora seja amplamente utilizada pelas empresas, esta técnica pode mostrar possíveis divergências e anomalias adquiridas ao longo do ano vigente, sendo muitas delas significativas quando comparadas com o estabelecido pela organização.
Rotativo: é um processo de recontagem física e contínua de todo o estoque. Este processo exige que o estoque seja contado em uma frequência pré-determinada (diária, semanal, mensal), sendo assim organizada em períodos cíclicos que acontecerão de acordo com a demanda de cada negócio. O Inventário Rotativo tem um objetivo simples: aumentar a precisão dos estoques. Quando se realiza uma recontagem programada e cíclica, fica mais fácil comparar as saídas do estoque contábil com o estoque físico. Desta forma, o inventário (que para muitas companhias é um motivo de preocupação) torna-se mais um aliado na contabilidade da empresa. Além disso, o processo de Inventário Rotativo consegue identificar e resolver, de forma sistemática e eficaz, problemas como avarias nos itens estocados, produtos impróprios para conservação e danificações.
As despesas podem ser reduzidas se as atividades realizadas no domingo forem realizadas em continuidade na próxima sexta-feira ou sábado, desonerando a empresa em ter que pagar a hora extra com 100% de acréscimo e pagando apenas os 50%. Tal medida geraria uma economia de R$ 848,64 apenas em horas extras.
E. 1) Há condições de estabelecer o inventário rotativo considerando os valores das despesas?
Certamente há condições de estabelecer um inventário rotativo, já que as atividades relacionadas a