Curso básico de Rede - Dimension Tecnologia
1. Introdução
Este guia destina-se apenas à referência e apresenta noções técnicas básicas que os procedimentos técnicos irão requerer do técnico. Apresentado apenas como iniciação ao assunto, também requer uma postura autodidata do profissional. Esperamos que o leitor faça bom proveito do material, e que o leve pra vida inteira.
2. Conceitos de Informática e Redes de Computadores Antes de aprofundarmos nos conceitos e aplicações em Redes, vamos estudar alguns princípios básicos.
Terminologia e Definição sobre Computadores:
Bit – Impulso elétrico, que pode conter apenas dois tipos de informação: verdadeiro ou falso (ou ainda 0 ou 1) , representando assim o código binário. Através desses impulsos, combinados em sequência, os computadores trabalham em códigos.
Byte – Representa uma cadeia de 8 bits combinados. Um byte representa um caractere no espaço lógico do computador, e é usado como unidade de medida de informações.
Kbyte, KB ou Kilobyte – Equivalem 1024 bytes. Em determinadas situações, arrendonda-se para 1000.
MByte, MB ou Megabyte – Equivalem a 1024 KB ou 1048576 bytes.
GByte, GB ou Gigabyte – Equivalem a 1024 MB ou 1073741824 bytes.
Software – Conhecida como a parte lógica do computador.
Arquivo – Representa uma ou um conjunto de informações que estão corretamente organizadas por um nome. Um arquivo também possui uma extensão, que é uma denominação do software ou programa que trabalhará com o mesmo.
Sistema Operacional – Software que possui todo o controle do computador e seus periféricos. Ex. Windows XP.
Hardware – Parte física do computador.
Velocidade em bps, Kbps, Mbps, Gbps - (Bits por segundo) Unidades de medida de velocidade nos quais os dados ou bits trafegam. Perceba que também o sufixo da palavra nos dá a noção de multiplicação. K, de Kilo; M de Mega; G de Giga.
Velocidade em B/s, KB/s, MB/s – (Bytes por segundo) Unidade de medida da