Curso básico de controle de infecção hospitalar
As negociações podem ocorrer para criar algo novo que as partes não poderiam realizar individualmente ou para resolver um problema ou disputa entre as partes.
CARACTERISTICAS DE NEGOCIAÇÃO:
Duas ou mais partes, Existência de conflitos, Uso de influência, Busca de um acordo, Expectativas de concessões, Elementos Tangíveis e Intangíveis.
OBSTÁCULOS À NEGOCIAÇÃO EFICAZ:
Não sabem que poderiam negociar, Veem negociação como algo desconfortável /desagradável, Não dá a devida atenção e cuidados ao processo de negociação, Possuem habilidades negociais pouco desenvolvidas, Não buscam aprender com as negociações passadas.
ESTILOS DE NEGOCIAÇÃO:
Competição: Ganha x perde não a preocupação com relacionamento, ocorre pelo uso do poder ou de táticas.
Acomodação: Perde x ganha foco na continuidade do relacionamento com a outra parte, utilizar esse estilo repetidamente pode gerar sentimento de injustiça por esta cedendo de mais.
Evitação: Perde x perde as partes não tratam da questão, ninguém alcança seus objetivos.
Compromisso: Cede x cede concretização parcial dos objetivos de ambos os lados, pode parecer à solução mais justa em determinados casos ou então uma das partes pode achar que a outra podia ter cedido mais.
Colaboração: Ganha x ganha abordagem integrativa, de resolução de problemas, depende de confiança, troca de informações e busca de ganhos mútuos.
VARIÉVEIS CRÍTICAS NAS NEGOCIAÇÕES:
Tempo: deadlines (prazos limites), trabalhar esses prazos em uma negociação competitiva pode fazer com que haja concessões significativas. Para negociadores tempo é poder, o tempo e uma vantagem competitiva.
Informação: é a questão central em negociação, são informações relevantes: Sobre a outra parte, como pensa, motivação, valores, prazos, interesses, alternativas, poder de barganha (nível de autoridade); Sobre o objetivo da negociação, valor de mercado, características importantes, concorrentes. Em caráter competitivo as informações tendem a