curso basico
AULA 1
INTRODUÇÃO
O vinho sempre exerceu enorme fascínio sobre o homem e o tem acompanhado em sua trajetória pelo mundo desde os primeiros passos das antigas civilizações. Porém, nunca se viu tamanho interesse pelo vinho e também pela gastronomia como nos nossos dias . O fenômeno é mundial mas, no Brasil , país de pouca tradição vinícola, ele se apresenta de forma muito marcante.
Podemos creditar isso (entre outras coisas) à recente abertura de nosso mercado às importações. Tivemos nossas prateleiras inundadas por vinhos das mais variadas procedências, inclusive de regiões produtoras desconhecidas do consumidor comum como, por exemplo, Austrália e África do Sul. Num primeiro momento, o consumidor ainda pouco informado bebeu de tudo, indiscriminadamente. Diante de tal profusão de oferta, as pessoas ficaram um tanto confusas e começaram a se perguntar: Como escolher? Como ler um rótulo de vinho? O que é um bom vinho? etc. As informações começaram a circular por toda a mídia; cursos de vinho como os dados por associações de enófilos como a SBAV e a ABS, começaram a fazer enorme sucesso e - pouco a pouco as pessoas começaram a ter condições de escolher melhor, depurando o mercado. Além disso, alargaram-se os horizontes daqueles que começaram a ler e a estudar sobre o vinho: afinal, vinho é cultura.
Nosso CURSO BÁSICO DE INICIAÇÃO AO VINHO E À DEGUSTAÇÃO deverá ter cerca de 12 aulas quinzenais, onde estaremos passando os conhecimentos indispensáveis para tornar-se um bom enófilo, visando formar uma nova geração de bebedores de vinho exigentes e bem informados.
NOVAS TENDÊNCIAS
Os chineses costumam dizer que uma imagem vale por mil palavras. Por isso, resolvemos publicar esta belíssima foto do famoso fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson que se especializou em captar imagens do cotidiano das pessoas de forma realista que expressa muito bem como era o consumo do vinho anos atrás, bem diferente do que acontece hoje.
A verdade é que