CURRÍCULOS, PROGRAMAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS
Projetos Pedagógicos
1) Para os autores o Currículo associa-se, assim: ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. Por esse motivo, a palavra tem sido usada para todo e qualquer espaço organizado para afetar e educar pessoas, o que explica o uso de expressões como o currículo da mídia, o currículo da prisão etc. Os autores Antonio Flavio Moreira e Vera Candau estão empregando a palavra currículo apenas para referir às atividades organizadas por instituições escolares. Ou seja, para à escola.
2) O conhecimento escolar é um dos elementos centrais do currículo e que sua aprendizagem constitui condição indispensável para que os conhecimentos socialmente produzidos possam ser apreendidos, criticados e reconstruídos por todos/as os/as estudantes do país. Daí a necessidade de um ensino ativo e efetivo, com um/a professor/a comprometido (a), que conheça bem, escolha, organize e trabalhe os conhecimentos a serem aprendidos pelos (as) alunos (as). Cuja, a importância de selecionarmos, para inclusão no currículo, conhecimentos relevantes e significativos. Mas, para que nossos pontos de vista sejam bem compreendidos, é preciso esclarecer o que estamos considerando como qualidade e relevância na educação e no currículo.
3) O currículo não pode ser estudado separadamente da cultura, são teorias essenciais para a transmissão de uma teoria educacional dentro de uma sociedade. Por isso, dentro de um currículo escolar é necessário a transmissão das diversas formas culturais expressadas dentro de uma sociedade, possibilitando a criança compreender e identificar-se dentro do espaço escolar o universo no qual ela esteja ou estará inserida dentro de uma sociedade. A cultura é uma experiência, vivência de aprendizagens que são repassadas ou transmitidas de geração a geração dentro de um grupo ou espaço social, cada cidadão expressa sua cultura no qual está inserido dentro de um grupo ou espaço