Currículo de artes visuais relação entre objetivos, conteúdos, orientações didáticas e avaliações
Joseane Araujo do Nascimento
Profª-Tutora Externa Vera Conceição Maria Fiabane
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Artes Visuais (5031) – Arte Brasileira
05/07/11
RESUMO
Este estudo tem como objetivo aprofundar o quanto é necessário e importante existir uma relação de toda estrutura de nossas aulas. A interdisciplinaridade deve fazer parte dos conhecimentos e não somente ser realizado verbalmente.
Palavras-chave: Artes; Currículo; Relação
1 INTRODUÇÃO
Desde 1971 conforme Lei nº 5692, Educação Artística tornou-se parte dos currículos escolares. E nos dias de hoje, o ensino no Brasil, passa, por transformações positivas, passamos a entender a diferença e a interação entre ensino e aprendizagem.
No patamar destas mudanças estão as especialidades como: inglês, artes e educação física. Estas aulas passaram por momentos de “descaso, utilização do momento para planejamento de outros profissionais, descanso dos alunos, ...”. Hoje, no entanto, são momentos preciosos, entendidos como uma nova concepção de ensino, estabelecendo elos significantes entre a arte e as demais áreas..
O ensino da arte rompe barreiras de exclusão; crianças, jovens e adultos se sentem participantes e construtores.
O arte educador tem uma importantíssima profissão, é através da arte que o indivíduo pode expressar sua criatividade e mostrar à todos com outra visão do mundo em que vive. .
2 PLANEJAMENTO
Planejamento é um processo que visa analisar a realidade e prever ações educativas fundamentais nos aspectos econômicos, sociais, políticos onde estas ações serão executadas e avaliadas.
Planejar é necessário porque aumenta o conhecimento, evita improvisação, economiza tempo, produz eficácia na ação. Também envolve previsão, análise, ação, avaliação e reflexão.