Curry
A história de curry remonta um longo caminho. De fato, não há provas de que seja utilizado em 1700 AC na Mesopotâmia. Embora o uso de curry provavelmente se originasse na Índia, que foi utilizado na Inglaterra tão cedo quanto, provavelmente, ainda mais cedo. A menção de seu uso pode ser encontrada no primeiro livro escrito sobre culinária Inglês, escrito durante o tempo de Ricardo II (ano de 1300). Curry é usada na culinária de quase todos os países e pode ser incorporado em um prato ou até mesmo uma bebida. A palavra vem de "Kari", que é da língua tâmil e foi mais tarde latinizada para "curry". Curry em pó em si não é um tempero único, mas uma mistura de especiarias diferentes e pode ser leve ou quente. Este tempero de cor dourada é uma das mais antigas misturas de especiarias e é mais frequentemente associada com culinária indiana. Em sua composição entram, por exemplo, gengibre, cilandro, cúrcuma, noz-moscada, cardamomo, semente de papoula e muitas vezes cravo e açafrão também. Esta especiaria pode ser obtida através desta receita originalmente indiana: 1/8 xícara de pó de açafrão, 3 colheres de chá de sementes inteiras de cardamomo, 3 colheres de chá de sementes de cominho inteiras, 3 colheres de chá de sementes de coentro inteiras, 1/4 colher de chá de canela em pó, 1/2 colher de chá de pimenta caiena.
Assim sendo, a curry é uma mistura de sabores, sendo a principal delas a curcumina/ cúrcuma que é extraída do rizoma do açafrão, este estudo dará mais atenção a esta especiaria quanto suas propriedades, metabolismo entre outros a seguir.
AÇÃO
A curcumina componente principal do caril, particularmente utilizado na alimentação Indiana, tem sido considerada responsável pela baixa incidência de Alzheimer na Índia . Ação antidispéptica, colerética, espasmolítica e hepatoprotectora Atividade hipolipidémica Diminui o colesterol e permite a sua mobilizacão para o fígado, aumentando assim a sua excreção