Curriculum
O Arcadismo, movimento em que se insere a obra Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, entre outras características, tem como convenção o ambiente bucólico, com a presença de pastores. Essa convenção do movimento perpassa toda a primeira parte da obra (o trecho dado é ilustrativo dessa primeira parte). Por circunstâncias históricas, Tomás Antônio Gonzaga envolve-se com a Inconfidência Mineira e acaba preso, acusado de inconfidente. Nessa circunstância, escreveu a segunda parte da obra. “Marília de Dirceu”, em que o tom equilibrado e racional perde terreno para o tom emocional. A crítica aponta para, nesse segundo momento da obra, a presença de características pré-românticas.
Química:
A radioatividade foi descoberta no final do século XIX, por Henri Becquerel.
As experiências com raios catódicos revelaram a divisibilidade do átomo e culminaram no surgimento do modelo de Thomson.
As trajetórias deveriam ser apenas circulares, na visão de Niels Böhr.
As menores partículas, até hoje detectadas, são os neutrinos.
O raio de um ânion é sempre maior que o do átomo de origem.
BIOLOGIA
O colesterol é precursor da síntese de hormônios esteroides, como os hormônios sexuais e os do córtex da glândula suprarrenal, atuando também na estabilização das membranas biológicas, na produção dos sais biliares digestivos e na síntese de vitamina D.
HISTÓRIA
A Era Pombalina caracterizou-se por forte política nacionalista portuguesa, que precisava confirmar o poder do Estado Absolutista. O Governo Lusitano de D. José I criou decisões que enfrentavam a influência dos Jesuítas e que buscavam aumentar a busca por riquezas, no intuito de financiar o reerguimento de Portugal. A consolidação do poder estatal nacionalista, o crescimento do colonialismo e a aceleração de uma economia diversificada em solo português inserem a Era Pombalina no “Despotismo Esclarecido”.
BIOLOGIA
Tubérculos são caules subterrâneos que armazenam amido (batata-inglesa). Raízes