Curriculo
currículo escolar a construção do currículo ideal
a)
RIBEIRÃO DAS NEVES
2011
JOSIANE ALVES DE OLIVEIRA
currículo escolar a construção do currículo ideal
Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [tcc].
PROFA. Melina Klaus e Prof. Fábio Goulart de Andrade
Ribeirão das neves
2011
INTRODUÇÃO Este pré-trabalho tem como objetivo salientar a importância de uma mudança no currículo escolar. Segundo as vivências que tenho tido nos últimos anos nas escolas públicas, tenho visto que o ideal nem sempre é o real. E por isso este tema está sendo pesquisado e desenvolvido baseado nas necessidades de o currículo acompanhar a evolução na educação brasileira.
O currículo é o caminho a ser percorrido durante o aprendizado e é construído de acordo com o pensamento pedagógico de cada época, ou pelo menos deveria ser assim. Algo que ouvimos falar muito é que um dos princípios fundamentais da educação na atualidade é a gestão democrática onde o projeto pedagógico da escola é elaborado e discutido pelo grupo. O pedagogo é formado para repensar questões como aulas monótonas e teóricas, o ritmo do aluno, em como utilizar o tempo para organizar todas as experiências oferecidas ao aluno considerando as questões de raça, sexualidade, cultura e diferenças. E, a meu ver, o mais importante, crianças com leitura fluente e alfabetizadas. Para começar a construir um currículo primeiramente é preciso fazer um levantamento de para quê, para quem e qual o conteúdo e o método a serem usados sendo que a finalidade é desenvolver um aluno crítico que conheça a realidade e possa agir sobre ela. O aluno ideal não existe, mas há sim um concreto, contextualizado e histórico.
Pretendo falar do currículo formal que é estabelecido pelo sistema de ensino, o real que acontece entre professor e aluno em sala de aula e