curriculo
Como elaborar um relatório de um filme?
Um relatório é uma descrição rigorosa de uma ocorrência, não apresentando um caráter narrativo nem estando obrigado a respeitar uma rígida sequência de acontecimentos. Ao elaborar-se um relatório de visionamento de filme, o olhar do espetador, muitas vezes traduzido nas expressões “Gosto/ Não
Gosto”, aparece frequentemente como pobre ou redutor. Tal ocorre por falta de chaves de leitura, que são ferramentas para melhor ver, apreciar ou detestar um filme. Vários são os olhares possíveis sobre um filme e dentro de um filme.
Um relatório de visionamento de um filme deve ter a seguinte metodologia:
1- Introdução – dela deve fazer parte a data e o local de visionamento; o título e o realizador; o ano da sua edição, bem como as personagens principais e eventuais grupos de confronto. A razão pelo qual se visionou o filme deve também constar, procurando justificar, sobretudo, a ligação de temáticas, entre as aulas e o filme.
2- (Desenvolvimento) – Fazer um breve resumo do enredo do filme, ao qual se deve seguir uma avaliação justificada dos momentos considerados mais ou menos relevantes ou apreciados.
3- Conclusão – feita a descrição dos momentos que suscitaram maior debate intelectual, há que fazer uma síntese das ideias expressas no debate, bem como a identificação e caraterização das apreciações pessoais que sofreram modificações ou se viram reforçadas. Trata-se de refletir sobre o sentido e utilidade do conteúdo fílmico para a nossa vida.
4- Anexos – apresentação da ficha técnica do filme, bem como de algumas críticas saídas no meio da comunicação.