curriculo
Respondendo a primeira pergunta proposta pela professora, que se pede o conceito de Mandonismo, Coronelismo e Clientelismo e logo após apontar qual a influência desses conceitos na trajetória dos Direitos Humanos.
Mandonismo no dicionário significa o abuso do mando, mania de mandão, prepotencia, ato de mandar, ato de pressionar pessoas carentes. O Mandonismo é uma característica da política tradicional, o mandão é aquele quem em função do controle de algum recurso estratégico, em geral a posse de terra, é aquele que exerce sobre a população mais carente um tipo de domínio pessoal que impedia a pessoa de ter livre acesso ao mercado e a sociedade política. Não é classificado como um sistema político!
Classificado como sistema político, o Coronelismo cultivava a prática política de troca de favores usando seus "afilhados" em troca de obediencia total, o nome coronelismo é o termo criado para designar certos hábitos políticos e sociais próprios do meio rural brasileiro, onde os grandes proprietários rurais, chamados de 'coronéis', exerciam absoluto domínio sobre as pessoas que viviam em suas terras ou delas dependiam para sobreviver. O fenômeno tem raízes profundas na tradição patriarcal brasileira e no arcaísmo da estrutura agrária do país. Também é utilizado, na atualidade, para designar a política nepotista e demagógica de alguns políticos.
E por último, o Clientelismo pode ser classificado como um sub-sistema de relação política, está ligado ao Coronelismo, quando uma pessoa recebe de outra a proteção em troca de apoio político, por exemplo se o político oferece cesta básica para uma familia, esta atralando o cidadão aquele que o favorece em troca de sua fidelidade política, essa prática é comum no Brasíl. Nesse caso o cidadão garante que irá destinar seu voto aquele político.
Então a conclusão é que o Coronelismo e o Mandonismo se caracterizam pelas práticas de mando e coerção realizadas pela elite agrária, visando alcançar