Curriculo e avaliação
AMANDA ESTEVÃO LUCENA
CICERA SHEILA DE OLIVEIRA VIANA
A AVALIAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR: UM DESAFIO A SER CUMPRIDO
CEDRO – CE
2011.2
AMANDA ESTEVÃO LUCENA
CICERA SHEILA DE OLIVEIRA VIANA
A AVALIAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR: UM DESAFIO A SER CUMPRIDO
Trabalho apresentado ao curso de licenciatura em matemática do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia – IFCE –Campus Cedro, como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Didática Educacional. Professor (a) orientador (a):ROBERTA DA SILVA CEDRO – CE 2011. A AVALIAÇÃO NA PRÁTICA ESCOLAR: UM DESAFIO A SER SUPERADO
Existem,várias formas de um professor avaliar a aprendizagem de seus alunos. Uma das formas mais utilizadas pelos docentes é a prova escrita,no entanto essa não e uma das formas, que avalia o total conhecimento do discente, ela é importante e indispensável, mais no entanto não é o único instrumento de verificação de aprendizagem que deve ser adotados pelos professores.
A avaliação é uma tarefa complexa que não se resume a realização de provas e atribuições de notas. A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar,tanto do professor,como dos alunos,essa tarefa deve ser necessária e continua, o docente deve acompanhar passo a passo o processo de ensino aprendizagem,para que possa avaliar o seu aluno.
Segundo a LDB é de obrigatoriedade os estudos de recuperação de preferência paralelos ao período letivo, pois a avaliação deve ser contínua e comutativa do desempenho do aluno, onde deve fazer a recuperação caso os seus resultados sejam abaixo da media estabelecida pela instituição. Ficando assim a critério do regimento o qual a escola tenha adotado.
A pratica da avaliação ao longo da historia vem sendo criticada por reduzir se a função de controle, mediante a qual se faz uma classificação quantitativa dos alunos,relativas as notas que obtiverem nas provas. Existem grandes equívocos, que impedem que os