curriculo vitae
OBJETIVO
Apresentar o conceito, os sinais, os sintomas e o tratamento da afecção Bronquiolite Viral Aguda (BVA).
Olá, caro cursista e ex-cursista! Nesta matéria, você vai conhecer um pouco sobre a Bronquiolite Viral Aguda (BVA), uma afecção respiratória comum na pediatria. Vamos lá?
A Bronquiolite Viral Aguda (BVA) é uma afecção frequente na pediatria, em especial em lactentes, e é a principal causa de grande parte da entrada de crianças de até um ano de idade nas instituições hospitalares em vários paÃses (SBP/SBPT, 2011).
A BVA é uma patologia inflamatória aguda que tem como vÃrus precursor o VÃrus Sincicial Respiratório (VSR), que está presente em cerca de 60 a 80% das afecções e afeta predominantemente os bronquÃolos da criança (MUCCIOLLO et al., 2008).
A criança acometida pelo VSR não possui imunidade para combater uma possÃvel reincidência da infecção, portanto pode vir a ser acometida novamente (MUCCIOLLO et al., 2008).
A criança com BVA apresenta quadro respiratório do tipo obstrutivo, tendo grau de complexidade variável, dependendo dos fatores associados à patologia.
A maior parte das crianças que desenvolve a BVA apresenta quadro clÃnico leve, que regride antes que seja necessário mantê-la em internação hospitalar (SBP/SBPT, 2011).
As crianças que desenvolvem casos mais graves da doença desencadeiam em seu organismo um processo inflamatório, que é causado pela ação do vÃrus VSR e que pode acarretar ao paciente: edema; espasmo muscular; produção aumentada de muco, porém menor eliminação deste por meio do mecanismo muco-celular, levando à obstrução das vias aéreas.
Além das consequências causadas pela inflamação, o paciente apresenta episódios de hipoxemia1 e hipercapnia2 devido à alteração na relação ventilação/perfusão. Já nos casos mais graves e não controlados terapeuticamente, o paciente pode