CURRICULO MULTICULTURALISMO
PERSPECTIVAS
Maria Luísa da Costa Bezerra
UFRN
Profª. Drª. Márcia Maria Gurgel Ribeiro
Departamento de Educação-UFRN
A referida pesquisa consiste em um estudo das questões culturais que perpassam a escola, no tratamento didático-metodológico com as diferenças, e no reconhecimento da diversidade cultural como parte integrante do contexto escolar de saberes e práticas docentes. O multiculturalismo, como campo teórico, se constitui numa tentativa de compreender o processo de construção das diferenças dentro da diversidade cultural que se apresenta em sociedades plurais. Trata-se, portanto, de um currículo de caráter inclusivo e emancipatório, traçado entre lutas e reivindicações. A escola como um território habitado por híbridas identidades culturais constitui, desse modo, um ambiente favorável para identificar, reconhecer e compreender as diferenças existentes. Esse lugar de híbrida interação de identidades se configura, desse modo, num ambiente permeado por conflitos e contradições. Assim, objetivamos, nesse estudo, analisar quais saberes norteiam a prática docente em uma perspectiva curricular multicultural e compreender como esses saberes contribuem para a organização da docência no Ensino Fundamental.
Compreende, dessa forma, uma pesquisa bibliográfica ancorada em estudos teóricos referentes à temática do currículo multicultural e aos saberes docentes. Esperamos, dessa forma, contribuir para repensar as relações entre organização curricular e ação docente que assegurem a efetivação dos princípios de inclusão social e emancipação humana que orientam os currículos na perspectiva multicultural.
Palavras-chave: currículo escolar, multiculturalismo, saberes docentes e prática pedagógica. A ESCOLA E O CURRÍCULO MULTICULTURAL: DESAFIOS E
PERSPECTIVAS
Maria Luísa da Costa Bezerra
UFRN
Profª. Drª. Márcia Maria Gurgel Ribeiro
Departamento de Educação-UFRN
Introdução
O presente artigo tem com principal finalidade apresentar