curriculo definicoes e abordagens
Matheus Almeida Rodrigues
Resumo: O campo do currículo não se situa apenas em estudos sobre matérias e conteúdos a serem ensinados, possuindo inclusive diferentes abordagens, se relacionando com questões como a globalização, discussões sobre poder, entre outros. Compreender algumas das definições e estudos sobre currículo se fazem importantes para discutir questões relacionadas a ele. Neste artigo se pretende mostrar algumas definições de currículo como alguns estudos e olhares sobre o tópico.
Palavras Chave: Currículo - Globalização - Poder
De acordo com Lopes (2011) a pergunta "o que é curriculo?" não é uma questão de resposta fácil. Estudos curriculares que já vêm sendo realizados por pelo menos dois séculos têm definido currículo de formas bastante diversas, passando pelos guias curriculares propostos pelas instituições de ensino até ao que ocorre em sala de aula, o termo se encontra vinculado à questões como: Grades de disciplinas, atividades, carga horária, grupo de ementas e programas de disciplinas. Para Lopes, não é possível definir "o que é currículo" de uma forma simples e direta, pois existem diversas definições que devem ser consideradas e localizadas historicamente, pois cada nova definição do termo se posiciona de forma à refutar, completar ou discutir as limitações das definições anteriores. (LOPES, 2011) Procuraremos então mostrar alguns conceitos e teorias importantes de currículo, apresentando alguns dos principais autores/pesquisadores do tema, assim como um breve estudo sobre as origens do termo currículo.
O que é currículo? Um breve histórico sobre o termo A origem etimológica da palavra currículo, segundo Goodson (1995), vem do latim scurrere. A palavra latina Scurrere refere-se a curso, pista de corrida – curso a ser seguido, ou curso a ser apresentado. Assim, “no que se refere á etimologia, portanto, o currículo deve ser entendido como ‘o conteúdo apresentado’ para estudo”(GOODSON, 1995