Curitiba: uma introdução sobre a cidade e sua economia
Curitiba é a capital do estado do Paraná, localizada no primeiro planalto paranaense e apresentando um clima subtropical úmido. É a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, contando com uma população de 1 848 946 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, constituída por 29 municípios e 3 400 357 habitantes, sendo considerada a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil15 e a segunda maior da Região Sul. A capital do Paraná também possui um PIB estimado em mais de 58 bilhões de reais e tem se consolidado como a cidade mais rica da Região Sul do país e a quarta nacionalmente.
Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão. Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada Província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje.
A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar reconhecida pelas suas inovações urbanísticas - como no transporte público - e o cuidado com o meio ambiente. Tais fatores também contribuíram para que a cidade seja hoje considerada a capital com maior qualidade de vida no Brasil.
Em questão de turismo, Curitiba foi eleita como melhor destino cultural e melhor custo-benefício para turismo da Região Sul do Brasil pela Revista Veja, sendo o Jardim Botânico um dos seus principais atrativos.
ECONOMIA
A evolução da economia de Curitiba deu-se através de um processo iniciado no século XVIII com o tropeirismo que, representado pelos condutores de gado, transportavam os animais do