Curiosidades da glândula hipófise
Curiosidade 1 – Glândula Epífise e Glândula Hipófise
Fonte: http://www.ogrupo.org.br/glandula_pineal_epifise.asp
Muitos confudem essas duas glândulas. A hipófise, ou glândula pituitária, é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como visto. 'Hipófise' vem do latim, na junção de 'hipo = água' e 'fise = fase.'
A glândula pineal, também chamada de corpo pineal ou epífise, teve muitas denominações ao longo do tempo. Desde sua descoberta, tem levantado muita polêmica e discussões. Apesar das funções desta glândula serem muito discutidas, parece não dúvidas quanto ao importante papel que exerce na regulação dos ciclos cicardianos (principalmente do sono) e das funções sexuais e reprodutivas.
Curiosidade 2 – Alimentação e a Glândula Hipófise
Fonte: http://www.efdeportes.com/efd155/glandula-pineal-e-alimentacao.htm da Universidade Federal de Pernambuco – Departamento de Educação Física.
A alimentação equilibrada é base de sustentação para uma vida saudável, a serotonina como um dos neurotransmissores mais importantes do cérebro é responsável pelo humor. Pessoas estressadas, distímicas e deprimidas devem evitar determinados alimentos por seu consumo afetar a serotonina, deixando as pessoas de mau humor, deprimidas e ansiosas. Indicaremos a seguir o que deve ser evitado e também o que deve ser consumido, por contribuir para aumentar o nível da serotonina, o nível de energia e a alegria de viver, propiciando sensível melhora, e em muitos casos a cura definitiva, esses alimentos agem no organismo mais ou menos da mesma forma que os antidepressivos (Le Floc'h et al, 2003).
Deve-se evitar alimentos que contenham cafeína como: café, chá mate, chá preto, chocolate e refrigerantes. Também churrasco, carne de porco, frituras, cerveja, abacate, figos, feijão, coalhadas, molho de soja, ovas de peixe, queijos curados, carnes de órgãos como o fígado, ginseng, açúcar