Curetagem completo
“A curetagem, também conhecida como raspagem, é um procedimento complementar utilizado em ginecologia, seja para diagnóstico ou seja para tratamento de alguma anormalidade; isso porque este procedimento permite recolher amostras do interior do útero”
CURETAGEM.
A curetagem uterina é um procedimento médico executado em unidade hospitalar, sob anestesia geral ou locorregional, que objetiva retirar material placentário ou endometrial da cavidade uterina por um instrumento denominado cureta.
**CURETA
Instrumento de cirurgia em forma de colher com bordos cortantes ou embotados, é um instrumento cirúrgico utilizado para a limpeza da superfície de um tecido afetado por alguma enfermidade..
O PROCESSO DE UMA CURETAGEM.
O útero é um órgão essencialmente constituído por músculo, com uma cavidade interna virtual, uma vez que esta cavidade não se encontra normalmente alargada. Esta cavidade é revestida por uma estrutura muito fina, chamada endométrio. Esta estrutura sofre alterações regulares associadas ao ciclo menstrual (ver ciclo menstrual). Por outro lado, é nesta estrutura que se implanta o óvulo fertilizado e se desenvolve a gravidez. Esta cavidade uterina é fechada por um dos orifícios do colo do útero. A curetagem pode ser utilizada para recolha de amostras do endométrio, ou para evacuação do conteúdo uterino duma gravidez não evolutiva, associada a alterações fetais que possa constituir uma ameaça para a mãe. A curetagem exige a dilatação do colo do útero para ter acesso à cavidade uterina.
A curetagem é um exame/método de tratamento que é realizado somente pelos ginecologistas e obstetras.
COMO SE FAZ.
A curetagem exige a dilatação do colo do útero para ter acesso à cavidade uterina. Esta dilatação é feita com instrumento que se designa de ESPÉCULO. Depois de dilatar o colo do útero faz-se a colheita de material do endométrio ou a evacuação da cavidade uterina com a utilização da cureta. Isto é