Cupido e psique trabalho final 1
Ao ver isto, Vénus, com inveja de Psique, manda o seu filho cupido até ela para fazer com que psique se apaixona-se pela criatura mais feia e desprezível de toda a terra.
Cupido tenta cumprir o que a mãe lhe pediu mas ao ver psique acaba por acertar nele próprio com uma das suas flexas apaixonando-se também ele por psique.
Para tentar remediar o mal que tinha feito, e para não desobedecer totalmente á mãe, faz também com que nenhum mortal se apaixone mais por psique.
Os anos foram passando, e psique não recebia pedidos de casamento de ninguém, os seus pais começaram a ficar preocupados pois ela era a única das suas 3 filhas que ainda não se tinha casado. Decidiram então consultar o oraculo de delfos onde lhes foi dito que deveriam deixar a filha no cimo de uma montanha onde estaria á espera um monstro com quem ela deveria casar. Os pais, não podendo contrariar os deuses, deixaram no psique soinha no cimo da montanha. Zéfiro, deus do vento, cumprindo um pedido de cupido , deixou psique num palácio muito bonito no fundo de um vale. Nessa mesma noite, cupido apareceu e disse-lhe que eles iriam viver felizes para sempre desde que psique não o tentasse ver, pois queria que ela gostasse dele pela pessoa que é, e não que o adorasse como um deus. Psique foi cumprindo o que cupido lhe tinha pedido, até um dia, em que as suas irmãs a foram visitar, e movidas pela inveja de tudo aquilo que psique tinha, fizeram-na acreditar que cupido era um mostro e que a iria matar. Psique acreditou no que as irmãs lhe disseram, e nessa noite, quando cupido estava a dormir, acendeu uma vela para o poder ver, e ficou tao surpreendida por não encontrar um monstro mas sim o rapaz mais bonito que alguma vez tinha visto, que deixou cair um bocado de cera da vela no seu braço o que fez com que cupido acordasse assustado.