Cultuta indigena nas escolas
Dentre todas as disciplinas escolares a cultura indígena vem com intuito de desmistificar a visão de que os indígenas são apenas grupos que vivem nas matas, afastados da civilização, como as populações que os conquistadores portugueses encontraram no século XVI.
Incluir esse conteúdo em sala de aula tem como proposta atrair a atenção dos alunos para a importância histórica dos índios na formação do nosso pais, fazendo com que elas percebam a influencia das raízes indígenas em sua vida. Nesse processo o professor pode utilizar-se de múltiplos recursos, sendo interessante fazer com que os alunos vivenciem o dia a dia dos índios em cabanas de pano, fazer com que conheçam e experimentem suas comidas típicas e aprendam a comer e sentar como os indígenas.
O professor deve promover excursões a museus e se possível a comunidades indígenas, alem de explorar suas aulas com diversos livros, poesias, jornais, revistas, musicas, filmes, documentários, imagens e o site da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) que contem todas as informações sobre esses povos.
A abordagem das temáticas indígenas nas aulas de historia, língua portuguesa, e artes ajudam a formar cidadãos, e fazem com que os alunos compreendam o complexo das relações sociais, aprendendo formas respeitosas de convivência com membros de etnias diferentes e superar preconceitos impostas pela padronização de valores culturais, éticos e estéticos.
Conhecer o processo de construção de uma nação é uma dimensão valiosa, no sentido de oferecer oportunidade ao aluno de olhar o passado, bem como o presente, em busca de conhecimento e discernimento sobre a história do Brasil. Considera-se fundamental que o povo brasileiro tenha conhecimento acerca do sofrimento que as sociedades africanas e indígenas foram expostas, favorecendo uma melhor compreensão das atitudes tomadas pelos índios no decorrer da história do Brasil, conhecimento que deve ser adquirido desde o início da fase