Culturismo
O culturismo permite melhorar a estética corporal por meio de utilização do treino de força com o uso de máquinas, pesos e halteres.
1- Ajuda no aumento do metabolismo; 2- Fortalece os ossos; 3- Aumenta a nossa resistência muscular; 4- Evita a possibilidade de ocorrer lesões; 5- Aumenta a nossa auto-estima.
O básico para iniciar um programa de treino de força de culturismo 1- Sobrecarga: para ganhar musculo é necessário usar mais carga do que aquela a que eles estão habituados. Mas sempre com o peso adequado e que nos permita realizar as repetições desejadas. 2- Progressão: é necessário aumentar a intensidade com regularidade, desde o aumento de carga, mudança de exercícios ou número de repetições/series. 3- Especificidade: antes de iniciar qualquer sessão, deve definir o seu objectivo e treinar para o atingir. 4- Recuperação e repouso: estes momentos são tão importantes como os de treino, porque é aí que os nossos músculos crescem e modificam. Devemos garantir que não estamos a trabalhar o mesmo grupo muscular em dois dias consecutivos.
Num treino de força é necessário ter em atenção o seguinte: 1- Realizar um aquecimento antes e levantar pesos; 2- Levantar e baixar os pesos lentamente; 3- Não suster a respiração; 4- Fazer a amplitude total do movimento; 5- Manter uma boa postura corporal.
Exemplos de exercícios para o treino de força
1- Peito: press peito no banco/step, press peito em fitball com halteres, flexões de braços (em fitball, bola medicinal)
2- Costas: extensões de costas, puxada baixa, bridge em fitball
3- Ombros: press ombro com barra, press ombros com halteres em fitball, laterais,
4- Biceps: curl com barra/haltere, curl concentrado em fitball
5- Triceps: extensões triceps com haltere, fundos, kickbacks
6- Perna: Squats, lunges, máquinas de extensão de perna, flexão de perna e leg press, peso morto
7- Abdominais: crunches, prancha, oblíquos
Sequência dos