Culturas Contempor Neas Corrigido
CONTEMPORÂNEAS
ESTRUTURA DA CULTURA
1- Traços culturais – considera-se os traços culturais como os elementos que permitem a descrição de cultura.
Ex. uma caneta pode existir com um objetivo definido, mas só pode funcionar como unidade cultural em sua associação com a tinta, convertendo-se assim em uma traço cultural.
Complexos culturais – consistem no conjunto de traços ou num grupo de traços associados, formando um todo funcional; ou ainda, um grupo de características cultuais interligadas, encontrado em uma área cultural.
2-
3- Padrões culturais – resulta do agrupamento de complexos culturais de um interesse ou tema central do qual derivam o seu significado. O padrão de comportamento consiste em uma norma comportamental, estabelecida pelos membros de determinada cultura.
CONTRACULTURA
Grupos
de pessoas que contestam certos valores culturais dominantes e vigentes, opondo-se radicalmente a eles.
Propõe ações de repúdio, estilo de vida, comportamentos , valores e diferentes formas de expressão estética
Combate à ideologia vigente e experimentação de estilos de vida alternativos; Exemplos: Beatniks, hippies e punks
CONTRACULTURA
HIPPIES
CONTRACULTURA
PUNKS:
CONTRACULTURA
BEATNIKS:
ÁREAS CULTURAIS
São
territórios geográficos onde as culturas se assemelham. Os traços e complexos culturais mais significativos estão difundidos, resultando um modo peculiar e característico de seus grupos constituintes. SUBCULTURA
Significa alguma variação da cultura total. Pode ser considerada como um meio peculiar de vida de um grupo menor dentro de uma sociedade maior.
PROCESSOS CULTURAIS
É
a maneira consciente ou inconsciente, pela qual as coisas se realizam, se comportam ou se organizam. As culturas mudam continuamente, assimilam novos traços ou abandonam os antigos, através de diferentes formas. Crescimento, transmissão, difusão, estagnação, declínio, fusão, aspectos as quais as culturas estão sujeitas.
MUDANÇA CULTURAL
É