Cultura
A partir dos estudos realizados em sala de aula, é possível compreender que a cultura é denominada quando há transformação no processo de ação nos aspectos material, espiritual e simbólico. Essas ações são transformações feitas pela intervenção humana.
Ao compreender o conceito de cultura é possível estabelecer relação com a educação, pois não há educação sem cultura, educação essa, dentro dos parâmetros e limites de uma determinada cultura.
A educação advinda de uma cultura é um conceito bem singular, tendo suas origens e raízes predominantes de uma determinada cultura dentro de um grupo social.
A educação é um processo de aprendizagem continua, é uma pratica associada aos conhecimentos passados de geração em geração, e é através da educação que a cultura é transmitida e vai se transformando ao passar do tempo, de acordo com as necessidades da população.
Hoje sabemos que quando o assunto é cultura, não existe certo ou errado, existe apenas o diferente, e devemos além de respeitar a diversidade, contribuir ativamente para que as diferentes manifestações culturais sejam respeitadas, o melhor espaço para abrigar estas manifestações é o espaço educacional, tão rico em pluralidade e tão necessitado de incentivo.
A escola por sua vez, tem que reconhecer as raízes culturais da comunidade onde está inserida, pois todo povo tem um passado, uma história, uma cultura viva em valores, costumes, crenças, rituais, que devem ser preservados e respeitados. Uma instituição que respeita a diversidade e abre um espaço para mostrar a comunidade, sua história e suas necessidades é com certeza um diferencial.
Partindo do conceito de que a educação é um modo de vida de um determinado grupo social e que muitas vezes pode não ser dentro da perspectiva de outro grupo social, é possível perceber que a educação pressupõe interação, comunicação entre os sujeitos, sem que necessariamente se defina quem aprende e quem ensina, e este é um dos aspectos pelo qual