Cultura
Cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição formulada por Edward B. Tylor, na qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. Sendo um conjunto de idéias, comportamentos e práticas sociais aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc), em constante processo de mudança. Essa definição geral pode sofrer mudanças de acordo com a perspectiva teórica do sociólogo ou antropólogo.
A principal característica da cultura é o chamado mecanismo adaptativo, ou seja, a capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos. Além disso, a cultura é também um mecanismo cumulativo em que as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, de modo que a cultura transforma-se perdendo e incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência, reduzindo o esforço das novas gerações.
VISÃO DE MUNDO
A visão de mundo é a maneira pela qual as pessoas interpretam o mundo em que vivem. É aprendida ao longo da vida e pode ser modificada por meio do conhecimento. Isso significa que não existe um modo único de compreendê-lo. A mudança está cada vez mais acelerada e foi alavancada pela era industrial, quando a força física do homem foi substituída pela máquina. Mais recentemente, são as tecnologias da informação e da comunicação que cumprem o papel de disparar as mudanças e de nos fazer repensar as relações entre as pessoas.
É bem provável que quanto maior a cultura e o conhecimento do indivíduo, mais abrangente e clara seja sua visão sobre o mundo.
As visões de mundo