CULTURA
Origem do termo Cultura
Vem de Colere, Cultivar ou instruir e Cultus – cultivo, Instrução
Termo é utilizado em outras áreas do saber como na Biologia, Agronomia, Artes, Literatura, História, com outros significados
Cultura no Senso Comum e como Conceito Antropológico
No senso comum é utilizado para indicar o desenvolvimento do individuo por meio da educação, da instrução. Indica pessoa que adquiriu domínio no campo intelectual ou artístico
[sabe diversas línguas, literatura, artes etc.] Quantidade de conhecimentos
“Inculta” seria a pessoa que não obteve instrução [formal]
Conceito Antropológico
Existem mais de 160 definições de cultura, não havendo um consenso sobre o significado exato do termo. (MARCONI; PRESOTTO, 1987,p.41 – 42)
Conceitos de Cultura
Para os antropólogos a Cultura “[...] engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade” (MARCONI; PRESOTTO, 1987, p.41)
Para Lévi – Strauss, cultura é este conjunto complexo que inclui conhecimento, crença arte, moral lei, costumes e varias outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. (MELLO, 1986, p.40)
Para W. Goodenouh cultura é um sistema de conhecimentos ‘[...] consiste de tudo aquilo que alguém tem de conhecer ou acreditar para operar [viver] de maneira aceitável dentro de uma sociedade” (LARAIA, 1994, p.62)
De acordo com Eduard B. Tylor Cultura “[..] é aquele todo complexo que inclui conhecimentos, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade” (p.42)
CONCEITO AMPLO DE CULTURA
O Conceito formulado por Tylor, com ampliação(Instituições e parte material) constitui o Conceito que utilizaremos em nossa disciplina.
Deste modo Cultura é formada por conhecimentos, normas, valores, símbolos, crenças, instituições, parte material.
A Antropologia - Não utiliza os termos “culto” ou “inculto” de uso popular -