cultura
CONCEITUAÇÃO
Conceituar cultura não é algo fácil. A cifra ultrapassa 160 definições.
Para alguns, cultura é comportamento aprendido; para outros, é abstração do comportamento e para um terceiro grupo, a cultura consiste em idéias.
ESSÊNCIA DA CULTURA
Para os antropólogos, a cultura consiste em ideias, abstrações e comportamentos.
IDEIAS
São concepções mentais concretas ou abstratas, ou seja, toda variedade de conhecimento e crenças teológicas, filosóficas, científicas, tecnológicas, históricas etc. Ex. as línguas, a arte, a história etc.
ABSTRAÇÕES
Consiste naquilo que se encontra apenas no domínio das ideias, da mente, excluindo-se totalmente as coisas materiais, ou seja, coisas e acontecimentos não observáveis, não palpáveis, não tocáveis. Ex. Cristianismo.
COMPORTAMENTO
São modos de agir comuns a grupos humanos ou conjuntos de atitudes e reações dos indivíduos em face do meio social. Ex. A Moral, As Leis, Os Costumes, Os hábitos etc.
COMPONENTES DA CULTURA
A cultura se constitui dos seguintes elementos:
CONHECIMENTO: É o próprio conhecimento transmitido de geração em geração.
CRENÇAS: É a aceitação como verdadeira de uma proposição comprovada ou não cientificamente. Ex. Lobisomem, os mistérios, igualdade dos sexos etc.
VALORES: Indica objetos e situações consideradas boas, desejáveis, ou seja, riqueza, poder, crenças como também indica sentimentos, o valor incentiva e orienta o comportamento humano. Ex. gostar, desejar, liberdade de expressão, de religião, direito à vida etc.
NORMAS: São regras que indicam os modos de agir dos indivíduos em determinadas situações. Consistem, pois, em um conjunto de ideias, de convenções referentes àquilo que é próprio do pensar, sentir e agir em dadas situações. Ex. Andar vestido, usar jeans, cabelos longos e colares dos hippies, mulher usar saia ou calça comprida etc.
SÍMBOLOS: são realidades físicas ou sensoriais às quais os indivíduos que os utilizam lhes atribuem valores ou