Cultura
Carlos Mocelin http://carlosmocelin.blogspot.com A palavra cultura veio do verbo latino colere que significa cultivar e está relacionado às práticas agrícolas. A humanidade está marcada por contatos e isso determina as transformações de todas as culturas.
No livro - O que é Cultura? – escrito por José Luiz dos Santos, a história do homem está marcada pela multiplicidade das culturas.
Os grupos humanos segundo o autor transformaram-se a partir de um ritmo diverso e variável, um exemplo disso são os povos nômades que dependentes da caça e coleta passaram a se sedentarizar, isto é, a viver em aldeias e vilas.
Nesse exato momento de transformação esses grupos humanos conseguiram dominar e domesticar os animais e reorganizar a sociedade com instituições políticas centralizadas.
Por isso o autor dividiu em dois critérios essa transformação: No primeiro critério a população hierarquiza-se e a partir disso usa a produção material para avançar sobre outras culturas e povos. No segundo critério nega-se que seja necessário fazer qualquer hierarquização. Para algumas teorias recentes a humanidade passou por diversos estágios diferentes onde a espécie humana se distinguia da espécie animal, formando assim a civilização conhecida hoje como Europa Ocidental.
A variedade de formas culturais também acontece em sociedades particulares, por exemplo, numa sociedade como a brasileira; dividida em diferentes regiões onde as classes e grupos sociais possuem características diversificadas e onde a miscigenação reflete no plano cultural.
Há alguns equívocos na análise do que é a cultura, para alguns grupos ou povos, por exemplo, quando se fala em cultura, classifica-se a alta cultura como sendo a cultura dominante e referindo-se a baixa cultura como uma cultura qualquer.
No Brasil esses equívocos também foram vistos no preconceito cultural a grandes manifestações culturais como os cultos afro-brasileiros, carnaval e o futebol. De