cultura
Platão filósofo grego, matemático, nascido em Atenas, na Grécia, ele irá narrar o MITO DA CAVERNA, conhecido também por Alegoria da Caverna, que esta intitulado na obra a REPUBLICA.
Conheceremos a importância da teoria do conhecimento e a educação platônicas.
Para iniciar o Mito, antes passaremos por algumas idéias dos pensadoresque antecedem a Platão, Sócrates, nos da a idéia de semelhança entre as coisas diferentes, a analogia, o conhecer e o ver. Nossos sentidos esta ligado a uma relação direta ao que sentimos, para que a visão se realize, não basta ver só com os olhos, conheceremos a verdade com os olhos da alma e da inteligência. Platão busca a verdade no mundo das Idéias, o mundo que conhecemos, não seria o verdadeiro, a verdade não esta no que podemos ver, desconfiando sempre do que vemos, Platão quer distinguir o verdadeiro do falso, a verdade para Platão não modifica nunca, é eterna, para ele tinha dois mundosum ao nossor redor os dos sentidos e o outro onde é tudo perfeito é o das idéias, o bem , olhos era para a luz , como a alma era para a idéia. Nas trevas não há visibilidade, como para a ignorância não há verdade. A alma alimenta-se de idéias, a cegueira não pode tomar os olhos e a verdadenão pode mergulhar na escuridão.
A semelhança entre coisas diferentes, ele exempliifica o mundo inteligível e o sensivel : Sol e o Bem, Luz e a Verdade, Cores e Idéias, Olhos e Alma Racional ou inteligente, Visão e Intuição, Treva/Cegueira/Privação de Luz e a Ignorância,opinião,privação de verdade. Compreenderemos o Mito narrado por Sócrates dizendo a seu irmão Glauco o sentido da Educação Filosófica.
Uma Caverna que pessoas viviam lá acorrentadas olhando para o fundo, haviam uma fresta de luz bem fraca. a caverna ficava escura quase completamente, separado por um muro bem alto, que impedia a luz de chegar, não moviam sua cabeça e nem mechiam o seu corpo, só olhavam para o fundo da caverna, nem se viam eles próprios, atrás do muro havia